O Agosto Dourado foi criado pela OMS – Organização Mundial de Saúde, em 1990, num encontro com a UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, com o propósito de conscientizar sobre a importância do ato de amamentar e os benefícios para mãe e bebê. Por isso, o trabalho de consultoria de amamentação é um importante aliado nessa luta.
Através da consultoria de amamentação é possível quebrar tabus, eliminar preconceitos e auxiliar, sem julgamento, mas com muito acolhimento, a lactante e a sua criança.
O Agosto Dourado não é somente uma data a ser lembrada e celebrada, mas um período de muito trabalho em prol da amamentação. O termo dourado advém do padrão ouro de qualidade do leite materno. Uma riqueza sem precedentes para bebês e crianças.
Em todo o mundo, durante o Agosto Dourado se realizam diversas ações de conscientização, informação e incentivo à amamentação. No Brasil, inclusive, se instituiu o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno no intuito de reforçar ainda mais os benefícios do leite materno.
Eventos e atividades como palestras, workshops, campanhas na mídia, consultoria em amamentação, encontros com a comunidade, uso da cor dourada em locais de saúde, escola e outros espaços sociais, por exemplo, ajudam a derrubar mitos e crendices, salvando vidas.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde é de que o aleitamento materno seja exclusivo até os 6 meses de idade, e continue pelo menos até os dois anos junto à introdução de outros alimentos.
Esta recomendação se baseia no fato do leite materno apresentar todas as necessidades nutricionais do bebê, sendo ainda mais apropriado e completo do que qualquer tipo de fórmula.
Em relação aos números, a meta da OMS sobre amamentação é de que até o ano de 2030 haja 70% de amamentação materna exclusiva nos primeiros seis meses de vida. Uma meta ainda difícil de alcançar, mas que o Agosto Dourado se empenha ano a ano em alcançar.
Em meio a tantas ações de estímulo à amamentação é importante pensar que a experiência não é igual em todas as famílias, nem mesmo com todos os filhos e filhas. Ainda que amamentar seja um ato natural, algumas situações, até mesmo emocionais, podem dificultar esse momento entre mãe e bebê.
Diante de problemas como:
Podem comprometer a amamentação e causar desistência caso a família não conte com uma consultoria de amamentação.
O apoio, acolhimento e orientação da consultora é fundamental para a conquista do tão sonhado e importante aleitamento materno. Além do trabalho de escuta, a consultora poderá indicar massagens, utensílios auxiliares, aplicação de laser e outros serviços que além de contribuir para o emocional da mãe contribui também para o estado físico.
A amamentação é um processo único e pessoal, onde não cabem julgamentos, somente acolhimento e apoio.
Conte com a Home Baby Assessoria. Nós fazemos parte do Agosto Dourado.
Todos os Direitos Reservados a Home Baby Assessoria