A gravidez é um momento de muita alegria, mas também de muitos questionamentos sobre as melhores escolhas em relação à saúde da mãe e do bebê. Também em relação aos sonhos dessa mulher sobre gestar e parir. Para além das preferências entre parto normal e cesárea, um novo conceito vem tomando conta do tema maternidade causando dúvidas do que realmente se trata. É o caso do parto humanizado.
Para você compreender mais e melhor sobre as opções de parto, preparamos este artigo com muito carinho e atenção.
É preciso entender o sentido das palavras e como elas se configuram na prática. Só assim, optar entre as modalidades de parto pode acontecer conscientemente e com mais segurança.
Para começar temos o parto vaginal e a cesárea. O vaginal é comumente chamado de parto normal. Até aí tudo bem, não fosse as pessoas confundirem normal com natural. Em tempos de recordes de violência obstetrícia é necessário conhecer e reconhecer essas diferenças.
O parto natural é aquele que ocorre via vaginal, porém, sem intervenção médica. Não há uso de nenhum tipo de medicamento, analgesias ou procedimentos obstetrícios. Ele respeita profundamente o tempo da mãe e do bebê e deixa o corpo dos dois fazer todo o trabalho.
Já o parto normal, ainda que seja via vaginal, pode sofrer interferências, tanto pela vontade da gestante quanto pela decisão da equipe médica. A cesárea, por ser se tratar de uma cirurgia, fica totalmente fora do conceito de natural.
Algumas pessoas consideram parto natural e humanizado como sendo a mesma coisa, porém não são. O real significado de humanizado, é dar condição humana a alguma ação, ou ainda, realizar algum ato considerando o ser humano o foco, assim uma intervenção cirúrgica como uma cesárea pode ser humanizada.
Neste sentido, o parto humanizado, mais que um ato é um processo. Um acontecimento no qual mãe e bebê tenham seus desejos e necessidades plenamente atendidos. No parto humanizado a mulher é a protagonista, ela dita o percurso e a equipe médica fica à sua disposição para assistir e intervir quando e se for necessário.
Humanizar um parto não é só criar um clima de aconchego, é acolher mãe, bebê e demais familiares presentes, seja em casa ou em um hospital. É cuidar com afeto da mulher que dá à luz e da criança que chega ao mundo.
A humanização do parto permite que o encontro entre mãe e filho aconteça de maneira mágica, respeitosa, com tempo para criarem uma nova conexão fora do útero. Faz parte de um parto humanizado:
– Contato pele com pele entre mãe e bebê;
– Respeitar e possibilitar a hora de ouro (a primeira hora pós-parto, incluindo amamentação);
– Esperar o cordão umbilical para de pulsar antes de realizar o corte;
– Especificamente em cesárea, anestesiar com segurança, sem sedar e sem amarrar os braços para a mãe poder segurar o bebê.
É fundamental que a mãe estabeleça junto com sua equipe médica um plano de parto, onde estabelece suas vontades estando bem informada e deixa claro em que situações pode haver intervenções.
Conheça a HomeBaby Assessoria e tenha apoio completo durante seus gestar e parir.
Todos os Direitos Reservados a Home Baby Assessoria